top of page

Domínio Vicari

Vinho sem máscaras.

Início: Bem-vindo

Domínio Vicari é um projeto de agricultura familiar em Monte Belo do Sul, localizado no coração da região vitivinícola da Serra Gaúcha no Brasil e em Maxial na zona de Torres Vedras, na região vitivinícola de Lisboa em Portugal, conduzido por Lizete Vicari e seu filho, o enólogo José Augusto Vicari Fasolo.

Focado na produção de vinhos de fermentação espontânea com mínima intervenção e sem a utilização de insumos enológicos, o projeto nasceu no ano de 2007 na Praia do Rosa em Santa Catarina.

Vinificando uvas oriundas da Serra Gaúcha produziram-se na safra de 2008 os primeiros vinhos da Domínio Vicari, um Riesling Itálico e um Merlot, a partir da safra 2014 passaram-se a utilizar também uvas provenientes da Serra Catarinense.

Em 2016 o projeto muda-se para Monte Belo do Sul, após a aquisição de uma pequena propriedade onde imediatamente começa a conversão para agricultura orgânica, são cerca de 1,7 Ha de vinhedo com as variedades Riesling Itálico, Pinot Noir, Chardonnay e Vermentino.

Em 2018, José Augusto foi convidado a trabalhar em um projeto de conversão de um vinhedo para orgânico e vinificação natural em Portugal. Após se encantar pelo terroir atlântico de Torres Vedras, Lizete e José adquirem em 2019, uma antiga adega na aldeia de Maxial em Torres Vedras, localizada a cerca de 40 Km de Lisboa e a apenas 10 km do mar. A partir de outubro de 2020, o projeto se torna responsável pela conversão e vinificação de um pequeno vinhedo de Tinta Roriz e Castelão, em torno de 800 plantas na safra de 2021 produziram perto de 4000 quilos de uva.

Desta forma, a Domínio Vicari vem produzindo vinhos de vinificação natural tanto no Brasil quanto em Portugal, sempre procurando parcerias com produtores que visam a redução do uso de defensivos, hoje já foram vinificadas mais de 30 variedades diferentes, sempre buscando a máxima expressão da fruta e sua origem.

Vinhos únicos, elaborados por processo artesanal com acompanhamento absoluto, produzidos com leveduras selvagens, não são clarificados e nem filtrados, não fazem passagem por madeira e não contém dióxido de enxofre adicionado, vinhos sem aditivos para que a uva expresse todo o seu potencial. Vinho sem máscaras.

Entre em contato
Início: Sobre

Vinhos e Espumantes

Início: Produtos

Riesling Itálico

Safra: 2017
Variedades: 100% Riesling Itálico
Terroir: Vinhedos próprios em Monte Belo do Sul
Tempo de maceração: 7 dias
Álcool: 11%

20191114_143011.jpg

Entre em contato

  • Instagram
  • Facebook

Obrigado pelo envio!

Início: Entre em contato
bottom of page